OS 5 TIPOS DE INOVAÇÃO QUE QUALQUER EMPRESA PODE E DEVE ADOTAR EM SUA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS

OS 5 TIPOS DE INOVAÇÃO QUE QUALQUER EMPRESA PODE E DEVE ADOTAR EM SUA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS

Tipos de inovação?

Sim, isso mesmo.

Há 5 diferentes modalidades de inovação para o mercado ou para a própria empresa, que qualquer organização ou empreendedor pode e deve realizar.

Neste artigo você verá:

OS DOIS LADOS DA MOEDA QUANDO SE FALA EM INOVAÇÃO NO BRASIL

Há “dois lados da moeda” quando se fala em inovação no Brasil.

Um lado é o infeliz fato de que o Brasil está estagnado no Ranking Mundial de Inovação (ganhou 5 posições em relação a 2020, mas continua mal colocado no ranking mundial) segundo matéria do site da ANPEI – Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras, publicada em junho de 2017.

Segundo o texto, “de 130 economias de países analisados, O Brasil ficou na 69ª posição no Índice Nacional de Inovação, elaborado pela Universidade de Cornell, pela escola de negócios Insead e pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual. ”

A crise contribuiu para essa queda, e as fontes de financiamento público à inovação secaram. Além disso, houve uma desorganização empresarial com a crise política e as investigações policiais (Lava Jato) ”.

O “outro lado da moeda” é o fato de que apesar desse ranking, inovações pontuais e interessantes surgiram, e curiosamente, algumas delas foram realizadas por pessoas comuns, startups ou mesmo por pequenas empresas.

Veja alguns exemplos:

  • Em Belo Horizonte, nasceu uma das empresas mais inovadoras do mercado de negócios digitais, a Hotmart, que inclusive está localizada num polo de inovação da capital mineira chamado San Pedro Valley, outro forte indício de que há um organizado movimento de inovação em curso;
  • A Embraer criou aeronaves de pequeno porte que despontam pela qualidade e segurança dos vôos que realizam;
  • O queijo canastra, que foi reconhecido oficialmente pelo INPI e desponta como patrimônio cultural-gastronômico mineiro;
  • O Banco Sofisa criou o primeiro banco 100% on-line, sem agências físicas, sem tarifas e com investimento mínimo de R$1,00 (Um real🙂) em aplicações que os grandes bancos não oferecem ao pequeno investidor;
  • O aplicativo Méliuz, que devolve na conta bancária dos usuários, um percentual do dinheiro gasto em compras nos estabelecimentos credenciados

A lista pode se estender muito, mas estes poucos exemplos mostram fatos reveladores sobre as mudanças no país, que há alguns anos atrás era visto internacionalmente apenas como um mercado consumidor do primeiro mundo.

Estamos longe do topo do ranking, mas algo diferente já está acontecendo no Brasil.

Os tipos de inovação no empreendedorismo estão a todo vapor.

A IMPORTÂNCIA DE CONHECER OS DIFERENTES TIPOS DE INOVAÇÃO EXISTENTES

Como explicar “o primeiro lado da moeda”, ou seja, a estagnação do Brasil em termos de inovação no ranking internacional?

Porque essa inércia toda quando o assunto é geração de valor novo?

A explicação é a mais óbvia mesmo: falta conhecimento, formação para o empreendedorismo e para a inovação na educação de base.

A outra explicação, apesar de simples, um pouco menos óbvia, é o que chamo de “leitura legal”.

A pessoa até lê livros, teses, artigos e outras fontes de conhecimento, mas não coloca a teoria em prática.

E mais uma “leitura legal” se fez.

Costumo dizer para os alunos do meu método de educação financeira para iniciantes, que não adianta ler um livro e não aplicar o conteúdo aprendido.

Um parágrafo ou até mesmo uma linha que tenha algo útil precisam ser aplicados na prática.

É isso que separa as pessoas com visão profissional das demais, que só esperam que as coisas “caiam do céu”.

Visão profissional não se refere apenas a tarefas de trabalho, mas a um modo dedicado de ver a vida, a aprendizagem e as oportunidades.

Um “modus operandi” que nos mostra o caminho natural de como ser mais criativo.

Um fato que nos coloca para refletir é que muito da produção científica do Brasil, acaba sendo utilizada por inovadores estrangeiros que colocam em prática o que se descobriu aqui.

Eles usam nosso conhecimento para criar produtos inovadores lá fora.

É por isso que é preciso enxergar a inovação como um processo e compreender os meios para sua realização.

Em negócios inovar é gerar dinheiro novo, seja pela geração de receita, seja pela redução de custo.

Esta é a forma mais realista de uma empresa medir se uma suposta boa ideia se tornou ou não uma inovação.

Mas há também o ponto de vista de quem compra.

Como os clientes medem se um produto ou serviço é inovador?

Resposta: avaliando se houve alguma transformação em sua vida.

Quanto mais significativa for a transformação gerada, mais inovação percebida haverá na mente do cliente.

O cliente sempre vai avaliar se seus incômodos e/ou sonhos estão sendo solucionados.

Dominar os tipos de inovação existentes abre portas para a geração de valor.

Tanto na perspectiva do cliente quanto do empreendedor.

Esta é a ideia central que você precisa se atentar.

OUTRAS CAUSAS DA BAIXA INOVAÇÃO BRASILEIRA

Além destas duas primeiras explicações que justificam a estagnação do Brasil em inovação, há outros porquês do dia-a-dia que merecem ser citados.

Veja:

  • Mesmo sabendo que a inovação abre portas é difícil para muitos donos de negócio conseguir inovar na prática;
  • Muita gente fica sem saber por onde começar;
  • O “apaga incêndio” do dia-a-dia costuma ser uma das mais fortes barreiras à inovação;
  • Paradoxalmente, em alguns casos é comum o pensamento de que inovar é “a salvação”, quando na verdade inovar pode ser “a maldição”, se for realizada sem planejamento e consciência

Apesar de ter melhorado muito nos últimos anos, o Brasil não é um país que carrega a inovação em sua cultura.

Somos historicamente criativos, mas não necessariamente inovadores.

Isso não desfaz o mérito das fantásticas invenções que nasceram aqui.

Mas é preciso entender que somente a inovação sistemática, ou seja, o uso de métodos para que qualquer cidadão possa inovar passo-a-passo é o caminho para que o Brasil suba muito seu nível no ranking internacional.

Essa é uma das premissas mais transformadoras que as pessoas precisam adotar.

A partir daí todas as dificuldades perderão força.

E a inovação passará a ser a estrela cultural, que “em boa hora” substituirá o medo, o amadorismo e a burocracia que assombra muitas das empresas e instituições brasileiras.

OS 5 TIPOS DE INOVAÇÃO APLICÁVEIS A QUALQUER TIPO DE NEGÓCIO

Agora vou apresentar os 5 (cinco) diferentes tipos de inovação.

O objetivo é que todos possam entender por onde é possível começar uma manobra de geração de valor em qualquer negócio.

Todos eles fazem parte da tipologia de inovação apresentada no Manual de Oslo (baixe clicando aqui), documento oficial para a prática de inovação segundo a Finep.

No manual são citados 4 (quatro) tipos de inovação: produto, processo, organizacional e marketing que diferem do que apresento neste artigo em dois aspectos:

  • Na ordem de apresentação
  • No fato de que o Manual de Oslo menciona inovação organizacional em geral e no presente texto, optei por fragmentá-la em inovação em gestão e inovação em modelo de negócio, pelo fato desta última ser uma ciência que foi popularizada recentemente, com muitas novidades específicas e se apropriando dos conceitos de design thinking (pensamento visual utilizado por profissionais que utilizam desenhos para representar mais facilmente alguma realidade cartesiana ou subjetiva).

Então vamos aos 5 (cinco) tipos:

1 – Inovação em Produto/Serviço

É a criação ou reinvenção de um produto ou serviço propriamente dita.

Um clássico exemplo de inovação em produto é o smartphone, que no momento em que escrevo esse artigo (Janeiro de 2018), está nas mãos de praticamente todo adulto e todo jovem.

Todo mundo sabe que quem começou essa história foi o célebre Steve Jobs com o lançamento do Iphone.

Outro exemplo de produto inovador interessantíssimo, que por acaso conheci outro dia é uma máquina que faz sorvete usando apenas frutas congeladas.

Basta colocar a fruta no congelador e deixá-la até um certo ponto de resfriamento e pronto; é só passar na máquina e o resultado impressiona até os mais céticos.

Alegria para quem busca uma alimentação mais saudável sem perder o sabor.

Alegria também para os que precisam restringir o consumo de açúcar e outros ingredientes nocivos dos sorvetes populares.

Estou colocando o vídeo abaixo porque realmente me impressionou o resultado, mas declaro que não tenho qualquer ligação com a empresa fabricante e não estou recomendando o produto:

Exemplificando também a inovação em serviço, podemos citar o fenômeno WhatsApp, que em julho de 2017 já tinha mais de 1 bilhão de usuários espalhados pelo mundo (fonte).

O mais curioso é que o WhatsApp, que todo mundo considera uma grande inovação, ainda não gera lucro direto para o dono, ninguém menos do que Mark Zuckemberg.

Mas apesar de figurar como inovação somente para os usuários até o momento, sabemos que o garoto prodígio “não dá ponto sem nó”.

“Rumores” dizem que o que ele mais quer do WhatsApp é o conjunto de informações que a tecnologia provê a respeito dos usuários e do comportamento humano.

2 – Inovação em Processo

É uma transformação na maneira de realizar uma ação, que no final das contas resulta em mais dinheiro.

Seja pelo ganho na velocidade ou em redução do tempo e do custo, a “industrial” inovação em processos, ganhou destaque em outros contextos e mercados.

Até mesmo no mercado de serviços.

Qualquer tipo de negócio tem processos.

Quanto mais eles forem otimizados, mais resultados bons tendem a aparecer.

Um exemplo muito legal de inovação em processo é a automação de e-mail marketing trazida por softwares como o Aweber, Get Response, InfusionSoft, dentre outros.

Estas ferramentas mudaram a forma como empresas podem se relacionar com seus clientes.

Através da entrega de conteúdo facilitam a realização de negócios através do e-mail marketing.

Tudo funciona de forma automatizada.

Desde o cadastro de uma pessoa interessada em resolver problemas específicos, até o envio de conteúdo sequenciado, relacionado à solução destes problemas e consequente venda de algum produto ou serviço.

Tudo 24 horas por dia, sendo executado por um programa que não depende da presença humana.

Para inovar em processos a primeira coisa que é preciso fazer é mapear o processo para que cada parte dele esteja muito clara.

A partir daí se torna possível pensar em alternativas que diminuirão tudo o que consome tempo, dinheiro e esforço.

3 – Inovação em Marketing

Mais um interessante foco da inovação é o marketing, que por sinal tem passado por uma verdadeira revolução.

Considero esse tipo de inovação uma verdadeira oportunidade que a internet nos trouxe.

Especialmente porque pude alcançar muito mais clientes que contrataram minhas palestras motivacionais com conteúdo e mágica.

Um inesquecível caso de sucesso de inovação em marketing é o que fez o Banco Itaú, ao disponibilizar bicicletas para seus correntistas residentes nas grandes metrópoles.

Em vários pontos pela cidade as “bikes” podiam ser liberadas para um passeio.

Era uma forma de lazer e ao mesmo tempo, propaganda para o Itaú.

Simples, barato e eficiente.

Os resultados parecem interessantes.

Tanto é que o Banco Itaú está investindo numa fábrica própria que trará tecnologia canadense para o sistema de bicicletas compartilhadas como se vê nessa notícia aqui.

O que chama a atenção na inovação em marketing é que ela pode ser realizada sem grande complicação realmente por qualquer negócio.

O simples fato de adotar uma nova mídia que resulte em negócios fechados pode ser considerado uma inovação em marketing.

Em uma de minhas palestras pelo Brasil abordei esse singular fato e muitos empreendedores mostraram uma crença que costumo chamar de “complicação da inovação”.

Havia a ideia de que inovação tem sempre que envolver tecnologia e que inovar em marketing é mais difícil do que parece.

Foi isso também que a top palestrante Martha Gabriel deixou claro para empreendedores num evento em que fomos palestrantes em Porto Velho, no final de 2017.

Se uma ação de marketing como a do Itaú está trazendo novos clientes, e se está fazendo os clientes atuais adquirirem mais produtos do Banco, por mais simples e barata que seja é uma grande inovação em marketing.

Se por exemplo a sua empresa não estava presente no Youtube e começou a publicar vídeos de conteúdo que ajudem o público e, esse público passou a fazer negócios, isso não tem outro nome senão inovação em marketing.

E por outro lado, se uma empresa inventou uma outra ação de marketing jamais vista e essa ação custou bem menos do que o resultado financeiro que produziu, igualmente o que podemos dizer é que foi uma inovação em marketing.

Logo, o que pretendo que todos compreendam é que é preciso descomplicar e focar no resultado desejado, de preferência usando recursos baratos.

Não é preciso “inventar ou reinventar a roda” para fazer do marketing uma ponte para a verdadeira inovação.

4 – Inovação em Gestão

Essa modalidade de inovação também tem sido alvo de muitas empresas e muitas startups.

Certamente a gestão é um dos processos mais transformados pela inovação nas últimas décadas.

A prova disso é o surgimento de muitos métodos interessantes, visuais, sistêmicos, além dos softwares de gestão integrada e novos modelos de gestão comercial.

Veja por exemplo o BSC – Balanced Scorecard, que revolucionou a forma como as empresas fazem gestão estratégica.

O balanced scorecard é um dos exemplos dos tipos de inovação em gestão

Veja também a quantidade de softwares B.I. – Business Inteligence disponíveis no mercado.

Igualmente podemos citar o Project Model Canvas, metodologia inovadora de gestão de projetos criada pelo Professor José Finochio, que amplia a visão do gerente de projeto desde o princípio, revolucionando a forma como planejamento e execução são realizados.

Canvas de projeto exemplifica a inovação em gestão como um dos tipos de inovação

Muitas empresas têm trabalhado a inovação na gestão de custos, na gestão de equipes de vendas e de outras equipes.

A gestão da qualidade também se enquadra no foco de inovação, com métodos e processos consagrados em muitas indústrias.

Na prática, a forma de remuneração e a relação resultado-recompensa tem ficado mais interessante e mais desafiadora para as equipes que passaram por uma inovação em gestão.

Você e sua empresa também podem (e devem) adotar a inovação nesta modalidade, questionando e mudando a forma como a gestão é realizada

Um excelente começo é mapear os “gargalos” do modelo de gestão atual.

5 – Inovação no Modelo de Negócio

Costumo dizer que de todos os tipos de inovação esse foi certamente o mais celebrado desde 2005.

Muitas empresas transformaram sua curva de valor e seus resultados, redesenhando seus negócios apenas com uma simples remodelagem.

E também costumo dizer que acredito que essa modalidade de inovação ainda vai trazer muita novidade para o mercado.

Se pensarmos bem, empresas como o Cirque Du Soleil, Casas Bahia, Netflix, Warby Parker (Empresa que vende óculos “descolados” pela internet e doa um óculos de receituário para uma pessoa carente a cada venda) são todas alvos de inovação no modelo de negócio.

Há muitos outros casos inclusive brasileiros desse tipo de inovação.

As Casas Bahia, que tiveram uma época de ouro no passado é um negócio de sucesso que nasceu apenas mudando o modelo de negócio.

Os produtos eram os mesmos que os outros varejistas vendiam.

O que eles mudaram foi essencialmente o público alvo (baixa renda desprezada pelas lojas famosas que sempre burocratizavam o financiamento) e a forma como faziam negócio com este público.

Um sistema muito mais flexível e humano para trabalhar com o crediário.

Essencialmente as Casas Bahia não trouxeram qualquer invenção nos produtos.

Eram basicamente os mesmos móveis e eletrodomésticos encontrados em qualquer outra loja.

Mas fizeram uma revolução no modelo de negócio para atender às necessidades de quem precisava ter acesso a tudo o que todo mundo já tinha, pagando prestações com uma flexibilidade jamais vista.

Outro caso brasileiro que vale à pena citar é a Gol Linhas Aéreas, que hoje está em situação contextual diferente no mercado.

Mas quando iniciou suas atividades fez uma grande revolução, trazendo para nosso país o modelo de baixo custo e nenhum luxo.

Verdade seja dita, a Gol quebrou todos os paradigmas do glamour e das restrições de público da aviação.

Já falei sobre modelagem de negócios aqui no blog em um vídeo que gravei diretamente de Aracaju quando fui palestrar sobre inovação para mais de 500 empresários.

Veja:

Para fazer inovação no modelo de negócio você precisa utilizar a ferramenta Business Model Canvas (Tela do Modelo de Negócios).

Em breve farei um artigo falando exclusivamente sobre como utilizá-la.

CONCLUSÃO

Conhecer os tipos de inovação é um começo interessante para pensar nas reais possibilidades da sua empresa ou do seu negócio.

Como leitura complementar, recomendo que veja essa página da respeitável 3M, explicando e exemplificando os tipos de inovação.

Em breve escreverei novos artigos mostrando como realizar cada um dos 5 tipos de inovação, em qualquer tipo de negócio.

Também vou explorar em artigos distintos os tipos de inovação quanto à intensidade (incremental, semi-radical e radical) bem como a tipologia quanto ao nível de abertura da inovação (inovação aberta, inovação fechada, inovação em rede e redes de inovação).

Mas você e sua equipe já podem iniciar desde já, tomando consciência destas modalidades de inovação e pensando qual delas pode ser o primeiro alvo para gerar dinheiro novo, começando agora🙂.

Cada empresa, com base na natureza de seu modelo de negócio e/ou necessidade terá mais facilidade em uma determinada modalidade.

Antes de tudo como costumo destacar, identifique as demandas do seu público alvo.

Entenda claramente os incômodos e desejos deles.

Se você ainda não leu o artigo sobre ideias inovadoras para empresas recomendo que leia.

Vai ajudar na iniciativa de adotar um dos 5 tipos de inovação para “começo de conversa. ”

Eu desejo que você “arrebente” nos seus projetos inovadores e em breve, a gente se vê pelo Brasil.