O processo é amigo do resultado
Sabe que nas tarefas de uma organização, o processo é amigo do resultado?
Se você tem dúvida disso experimente trabalhar sem processos definidos.
A qualidade de qualquer tarefa jamais poderá ser garantida.
Mapeamento de processos é como construir o “mapa da mina”.
Fica bem mais fácil de chegar ao resultado.
É a primeira coisa que toda organização deveria fazer.
QUANDO NÃO HÁ PROCESSOS MAPEADOS
Um grande problema de muitas organizações brasileiras é exatamente não ter processos mapeados.
Tem outro probleminha um pouco pior; ter os processos mapeados, mas não seguir o mapa.
Digamos que é a face humana da “coisa”.
Tudo passa pelas pessoas no final das contas.
Por isso toda organização tem o desafio de criar uma grande equipe.
Você pode ter o melhor mapeamento de processos, a melhor estratégia, o melhor script de vendas, os melhores softwares.
Se as pessoas não quiserem fazer a coisa acontecer não dá certo mesmo.
OS BENEFÍCIOS DO MAPEAMENTO DE PROCESSOS
Quando os processos estão definidos, escritos e organizados os benefícios aparecem claramente.
Dentre eles podemos destacar:
- Os erros desaparecem ou diminuem muito
- As pessoas param de esquecer-se de detalhes importantes do fluxo de trabalho
- O nível de controle da organização aumenta exponencialmente
- A comunicação entre pessoas de todos os níveis organizacionais fica muito mais fácil e objetiva
- O desperdício é zerado ou diminuído
- A aprendizagem das pessoas sobre a organização se torna muito mais eficiente
- O tempo investido no mapeamento de processos se transformará em muito tempo economizado no futuro
- Fica mais fácil gerenciar a qualidade e os prazos
- O resultado que interessa aparece
CULTURA DE RESULTADO E OS PROCESSOS

É importante saber que processo é uma sequência de procedimentos para realizar algo.
Toda ação humana consciente e que precisa acontecer repetidas vezes é um processo.
Nesse contexto é muito importante que as pessoas compreendam que a alma do mapeamento de processos é a cultura de organização e eficiência
Falo disso no meu artigo “O Código da Cultura Organizacional”
Mapeamos processos para tornar a repetição confiável, segura e eficiente.
Então as pessoas precisam saber que o processo é amigo do resultado.
Se há mapeamento de processos e uso desta poderosa ferramenta, nossos resultados terão cada vez mais qualidade
Certamente terão também mais confiança de quem espera o resultado do que você e sua organizaçã