MOTIVAÇÃO EM PLENA CRISE

Formigas cortando folha juntas são um exemplo de motivação no trabalho

Pois é.

A crise está aí.

Pode ser que você esteja lendo esse artigo, mas nem você e nem sua empresa estejam sendo afetados.

Talvez a crise esteja até trazendo ganhos, pois alguns negócios não sofrem tanto com as “baixas” ou até mesmo encontram oportunidades (serviços médicos e alimentação fora de casa, por exemplo).

Se for o seu caso, maravilha!

Celebremos!

Mas é certo que a celebração não é para todos.

Só que hoje o meu foco não será na crise.

O foco será naquilo que as empresas mais precisam para enfrentar a crise: a motivação das pessoas.  

O LADO BOM DA CRISE

 

A boa notícia é que em plena crise, empresas e colaboradores podem se ajudar e se motivar.

É possível aumentar a motivação  ajudando as pessoas a enxergar o valor das pequenas economias e o impacto disso tanto na empresa quanto nos seus projetos de vida.

Você que já passou por momentos difíceis em qualquer área da vida sabe que as crises são as melhores professoras que existem, seja lá no que for.

O problema é que nos períodos de crise, você e as pessoas à sua volta podem acabar gastando boa parte do tempo pensando em suas próprias frustrações.

As lamentações acabam ganhando mais espaço do que as ideias para agir e transformar desafios e sonhos em projetos reais.

Isso acontece porque a desmotivação e o desespero bloqueiam a visão prática de como agir.

Da mesma forma as empresas têm dificuldade para transformar desafios em oportunidades.

Por isso a união é a solução para enfrentar a crise.

Se as pessoas e a empresa unirem suas forças a crise será enfrentada com sabedoria.

A empresa pode ajudar as pessoas a enxergar a superação da crise como oportunidade para seus projetos de vida.

E as pessoas podem ajudar a empresa a reduzir custos e aumentar a produtividade.

Todos os dias aqui no meu escritório chegam e-mails e ligações de empresas, faculdades, indústria e organizações de todos os tipos buscando energia para motivar pessoas de forma certeira, especialmente nesta fase em que as dificuldades estão latentes.

Há poucos dias realizei 3 palestras de alto impacto para quase 5.000 universitários em 3 cidades diferentes na mesma semana (matéria sobre o evento aqui) e  (aqui com trechos da entrevista para a rádio).

E aproveitei o contexto da crise para falar da construção do futuro.

Semeei desde já a ideia de que inclusive é possível transformar crise em muitas vendas se você pensar e agir estrategicamente.

SABENDO O QUE FAZER NA PRÁTICA

 

Na prática você e sua organização devem apostar em 7 ações que considero selecionadas:

1 – Ajude sua empresa a identificar custos que podem ser reduzidos ou eliminados. Este é um momento de mais responsabilidade

2 – Se você é gestor faça pelo menos duas pequenas reuniões semanais (máximo 30 minutos) para trabalhar a confiança no seu time e alinhar esforços que serão feitos naquela semana

3 – Busque fazer um plano de economia para suas finanças pessoais e aproveite para aprender sobre investimentos. Isso faz muita diferença na sua vida e ajudará você a ter sucesso em seus projetos pessoais

4 – Identifique economias que você e sua família podem fazer para não deixar de curtir a vida e ao mesmo tempo gastar menos no período de crise.

5 – Se você já tem um planejamento para o ano, faça um plano B mais objetivo para atravessar este período com esforços específicos e economias focadas. E mais importante, envolva as pessoas neste plano B, desde sua criação até a execução de detalhes minuciosos.

6 – Este também é um momento em que os líderes são testados. Tenha atitudes de liderança baseadas em envolvimento. Isso vai ajudar muito a mudar o ponto de vista das pessoas sobre a forma de encarar os desafios e problemas. Abordo esse tema em minha palestra “Liderança Vencedora – Colocando Pessoas no Caminho do Resultado”.  A postura da liderança agora conta ainda mais.

7 – Trabalhe com estratégias de venda mais segmentadas e crie “iscas”. Tornar as negociações mais flexíveis sem perder o posicionamento também é crucial.

Os tempos difíceis incomodam, mas ao mesmo tempo abrem sua visão.

Aproveite as dificuldades para aprender e resolver problemas que atrapalham os negócios e sua vida pessoal.

Sábios são aqueles que transformam problemas em oportunidades e especialmente em proteção contra futuras crises.

 

9 Comentários

  1. Avatar

    bom dia, otima abordagem, porém estou buscando um pouco mais de ação.
    sou presidente da associação comercial de minha cidade e tenho tentado de varias formas estimular a todos e a mim mesmo.
    tenho duas lojas, uma de calçados e acessórios e outra de calçados populares, lingeries e produtos de sexshop. moro no interior de minas gerais numa cidade de 15000 habitantes. oq posso fazer para melhorar com a crise???
    desde já agradeço e bom trabalho…

    Responder
    1. Avatar

      Oi Fernando,

      Não sou comerciante mas, me colocando no seu lugar, e relendo o texto, senti um pouco de angústia. Em tempos de crise uma atitude sábia é economizar (como o Daniel citou várias vezes nesse artigo), mas como fica um comerciante quando seus clientes estão deixando de consumir ? É hora de aplicar estratégias e táticas para alavancar as vendas. Não há outro caminho.

      Aqui mesmo no site existem vários artigos focando em vendas (como esse http://www.danielbizon.com.br/como-aumentar-seu-poder-de-venda/).

      Siga firme e boa sorte!

      Responder
  2. Avatar

    Angustia,stress continuado,acabam trazendo mais desânimo, e com isso escada abaixo para o fracasso.
    A união de todos, concentração com método e disciplina, aliado com o entusiasmo e criatividade, estes componentes levam ao sucesso., A exemplo da Toyota no período pós-guerra, ergueu-se rapidamente, graças a união e disciplina + o compromisso de todos.
    Me faz lembrar dos conceitos da “Escala de Tom” da Scientology, que de comportamentos sutis, ao descontrole da vida leva.
    Tá ahi uma excelente ferramenta, pondo em prática e com foco disciplinado, não há crise que resista.
    KING
    Corretor de imóveis…SP

    Responder
    1. admin

      Olá Newton! Obrigado por sua participação aqui. Realmente a união de todos + método e disciplina trazem resultado. Tem que ter paciência nos momentos difíceis. Saudações e sucesso,

      Daniel Bizon

      Responder
  3. Avatar

    Muito boa abordagem,o tempo atual é de puro crescimento a partir do momento que entendermos que somos criadores de soluções deixaremos de reclamar,de entrar nas rodas do desânimo e passaremos a focar em mais soluções para nossa vida e respectivamente para o mundo…

    Responder
  4. Avatar

    Excelente artigo. Obrigada por compartilhar. Porisso eu sempre me foco em “Destino não é uma questão de sorte, mas de escolha; não se espera, mas se busca.”
    #Pense ➡ http://goo.gl/Sa3RGJ

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *