PLANEJAMENTO 2015 (OU EM QUALQUER OUTRO ANO TAMBÉM)

PLANEJAMENTO 2015 (OU EM QUALQUER OUTRO ANO TAMBÉM)

O planejamento de empresas precisa ser simples e fácil de compreender

 

Toda vez que falo sobre planejamento ou sobre estratégia me sinto diante da missão de simplificar.

Administrar uma empresa não é simples.

Mas planejar e compartilhar a estratégia tem que ser.

Se não for simples é porque algo está errado.

Posso garantir.

O planejamento é a arte-ciência de organizar a construção do futuro de forma simples.

Seja o planejamento da estratégia, de projetos ou de ações, a máxima simplificação é um ponto comum entre eles.

Simplificação combina com método, objetivo e objetividade.

MÉTODOS QUE SIMPLIFICAM

Em todo lugar, o ambiente de negócios está ficando mais complexo à medida que os cenários têm cada vez mais variáveis.

Cada tipo de ambiente de negócios seja econômico, tecnológico, sociocultural, político legal ou ambiental tem suas peculiaridades que certamente transformam o destino das empresas.

Por isso a sabedoria ao planejar está na simplificação.

Diante disso o que fazer para planejar 2015?

Na prática, como o princípio da simplificação pode ajudar qualquer tipo de negócio?

Resposta: adotando metodologias que simplificam.

Gosto muito dos métodos modernos porque de fato eles simplificam o planejamento e obrigam as pessoas a abandonar a complexidade desnecessária.

Complicar é um “dom” que adquirimos ao longo da vida.

Nosso papel enquanto seres humanos que acumulam conhecimento é solucionar a complexidade, e não o contrário.

O QUE FAZER EM 2015?

Então o que fazer em 2015?

Direto ao ponto aí vão minhas dicas para vocês:

1 – Adote metodologias que ampliam a visão da estratégia:

  • BSC – Balanced Score Card: permite construir um mapa estratégia em apenas uma folha além de conectar os objetivos estratégicos em relações de causa e efeito.
  • Business Model Canvas (Tela do Modelo de Negócios em Português): é um método que alia inovação e estratégia permitindo que a empresa possa compreender melhor seu modelo de negócio atual e inovar de forma rápida, simples, testável e descomplicada. Traz a vantagem de ser muito visual.
  • Value Proposition Canvas: Trata-se de um “plug-in” do método anterior (Business Model Canvas). Serve para testar se os diferencias do seu negócio realmente são apreciados pelos clientes. É a oitava maravilha do mundo em termos de visão estratégica do negócio sob o ponto de vista do Chefe: O cliente.
  • 5W2H: nada mais, nada menos do que a forma mais simples e eficaz de planejar as ações para atingir qualquer tipo de objetivo estratégico, envolvendo responsáveis, custos, prazo, lugar, justificativa. Não pode faltar em nenhum negócio.

2 – Meça seu resultado:

O que não é medido não é gerenciado.

E o que não é gerenciado não deve existir.

Kaplan e Norton os criados do BSC já diziam isso desde os anos 90.

E estão cobertos de razão.

Na era da administração por resultados quem não mede não está fazendo gestão.

Meça tudo o que você controla.

3 – Use o mínimo possível de indicadores:

Medir é importante.

Mas importante é medir o que é crucial.

Criar métricas por métrica não leva negócio algum ao sucesso.

O perigo dos métodos é nos tornarmos refém deles.

Use os métodos, mas não perca de vista o que realmente importa.

4 – Treine as pessoas:

Se há uma coisa essencial para que qualquer método dê certa é ter pessoas preparadas para viver a cultura da gestão e prontas para enfrentar desafios.

Por isso treinar é básico.

No ímpeto do corte de custos muitas empresas acabam cortando a maior fonte de riqueza que é o conhecimento aplicado.

Prepare as pessoas.

Não cometa o erro de desprezar isso.

5 – Compartilhe a estratégia:

Planejamento é algo para ser construído e executado juntos.

Compartilhe e envolva sua equipe na construção e na execução da estratégia.

Conversem sobre, reúna, debata e baseie suas decisões em fatos.

Dica importante aqui:

Fuja das decisões baseadas em consenso.

Em gestão o que vale são os fatos.

O mercado não está preocupado com os acordos internos da sua empresa.

O mercado simplesmente traz os fatos.

Use-os para lidar com a realidade como ela é.

Sucesso em 2015!

Estratégia em Ação!