PALESTRA MOTIVACIONAL AJUDA? [GUIA]

PALESTRA MOTIVACIONAL AJUDA? [GUIA]

Palestra de motivação ajuda?

O fato de ser realizada por um palestrante profissional faz diferença?

Essas são dúvidas de muitos.

Poucas pessoas sabem o que exatamente esperar de uma palestra de motivação e como medir o sucesso, principalmente quando se trata de um serviço prestado por um especialista.

Há muitos palestrantes no mercado e a cada dia surgem novos.

Mas a demanda também cresce exponencialmente.

Com a enorme quantidade de pessoas fazendo palestra sobre motivação (o que é bem diferente de ser um profissional da área), a verdadeira função desse tipo de apresentação acaba sendo distorcida.

Um palestrante motivacional realmente profissional se prepara muito para produzir conteúdo relevante, para falar em público, comunicar, mobilizar e ajudar pessoas a ter pontos de vista incomuns.

Não se trata de pegar o microfone e “sair falando”.

Uma boa palestra é uma apresentação estratégica para provocar reflexão, instigar pessoas a gerar mudanças e para a aprendizagem de conteúdo prático, que seja aplicável no dia-a-dia.

COMO ESCOLHER UMA PALESTRA MOTIVACIONAL [CRITÉRIOS OBJETIVOS]

Sim ou não para contratar palestra de motivação

Alguns critérios são essenciais para medir a capacidade de um palestrante e o sucesso de uma palestra de motivação:

  • O quanto o palestrante consegue manter o público interessado (sim, isso é muito importante). Lembrando que ninguém vai a uma palestra para assistir a uma apresentação de slides;
  • A relevância do conteúdo (o conteúdo tem que fazer a diferença para o público);
  • O nível de personalização do conteúdo (empresas e públicos são diferentes e por isso cada caso é um caso, literalmente);
  • A praticidade do conteúdo (prático que possa ser aplicado imediatamente após a palestra);
  • A capacidade de ativação, ou seja, o quanto a palestra é capaz de levar as pessoas a agir e colocar o conhecimento em prática.

Outra coisa importante é saber é que mesmo que você contrate o melhor palestrante do planeta, não acontecerá um milagre na sua empresa ou na vida.

É muito comum bons palestrantes serem intitulados de “gurus”.

Mas isso não é bom.

Um palestrante motivacional profissional é uma pessoa que ajuda e muito, no processo de transformação de pessoas e empresas.

Mas não é (e nunca será) a “panaceia” para todos os males.

Veja outras referências sobre o que esperar de uma palestra e como contratar um bom palestrante neste link aqui.

COMO UMA PALESTRA DE MOTIVAÇÃO PODE AJUDAR

Palestra de motivação pode ser estratégica como um jogador de xadrez

Uma palestra funciona muito bem dentro de um contexto de desenvolvimento de pessoas e negócios, cumprindo seu papel de provocar reflexão, instigar pessoas a gerar mudanças e aprendizagem de conteúdo prático.

E se a palestra for motivacional é importante saber que o facilitador mostra caminhos para crescer, reflexões e técnicas que podem transformar, mas quem se motiva e quem age é o próprio indivíduo.

Falo por experiência própria, pois um dia já precisei de motivação e sei bem o que uma boa palestra motivacional pode fazer se você estiver afim de mudança.

Por isso, quando tiver que contratar um palestrante motivacional procure referências de quem já contratou e todo tipo de referência objetiva que possa embasar uma decisão.

Contratar uma palestra pode representar um bom investimento, se você souber como avaliar o potencial de um profissional antes mesmo de contratá-lo e se você tiver clareza de objetivos e expectativas.

TIPOS DE EVENTO QUE MAIS SE BENEFICIAM DAS PALESTRAS DE MOTIVAÇÃO

 

Alguns tipos de evento são mais contratantes de palestras motivacionais do que outros, por 2 razões:

1 – Há um objetivo definido (ou mais de um);

2 – Há expectativas realistas e definidas em relação ao palestrante.

Criei um “check list” absolutamente metódico, que considera estas 2 variáveis (objetivo e expectativa) para cada tipo de evento corporativo. Ele vai te auxiliar na decisão de contratar ou não este serviço e ter um embasamento contextual justificável.

CKECKLIST DOS EVENTOS EM QUE UMA PALESTRA “VAI BEM”

Lista de eventos que contratam palestra de motivação

CONGRESSOS

Objetivo: Difundir novos conhecimentos e práticas reunindo especialistas atualizados e famosos.

Expectativas em relação ao palestrante: atrair público (o trabalho começa desde a criação do título da palestra), abordar o conteúdo de forma inteligível para o especialista, mas também para o principiante e; deixar uma marca positiva na mente dos participantes fortalecendo a marca do Evento.

 CONVENÇÃO DE VENDAS

Objetivo: Aumentar as vendas imediatamente ou iniciar uma campanha de vendas em breve.

Expectativas em relação ao palestrante: Trazer um ponto de vista diferente e instigante, isento da pressão emocional da Equipe de Vendas; trazer alguma dica ou técnica que possa ser aplicada no dia-a-dia e, se possível entregar alguma ferramenta prática que os participantes já possam utilizar no dia seguinte.

PLANEJAMENTO/ALINHAMENTO ESTRATÉGICO

Objetivo: Definir ou redefinir o planejamento estratégico institucional.

Expectativas em relação ao palestrante: Reflexões objetivas sobre o papel das pessoas na execução da estratégia. Inspiração para agir. Referências interessantes de outros conteúdos que possam ser consumidos após a palestra.

CAMPANHAS DE INCENTIVO

Objetivo: Lançar ou divulgar uma campanha de incentivo (comercial, institucional, regional,etc.).

Expectativas em relação ao palestrante: Motivar pessoas a agir dentro da proposta principal ou alguma sub-proposta específica relacionada à campanha.

LANÇAMENTO DE PRODUTOS

Objetivo: Apresentar um novo produto/serviço/oferta/benefício a um público alvo específico, para a abertura de novos mercados e/ou fechamento de novos negócios.

Expectativas em relação ao palestrante: vender o conceito do produto/serviço/oferta/benefício de forma impactante e envolvente, com base nas especificações e linguagem adequados aos princípios comerciais da Empresa/Instituição.

JORNADA ACADÊMICA

Objetivo: Atualizar estudantes acerca das tendências do mercado de trabalho, do desenvolvimento pessoal e profissional, bem como de tópicos específicos de seus cursos.

Expectativas em relação ao palestrante: informação atualizada e prática sobre mercado de trabalho e desenvolvimento profissional, apresentada de forma atrativa e interessante.

ABERTURA/ENCERRAMENTO DE TEMPORADA

Objetivo: Modalidade comum no meio empresarial, o objetivo é iniciar ou encerrar uma nova temporada (novo ano, nova direção, nova gestão, novo modelo, etc.) com um marco.

Expectativas em relação ao palestrante: Mensagem impactante e motivadora, relacionado o tema central do evento com algum conteúdo atual ou futurista que seja afim ao propósito maior do encontro.

SIPAT

Objetivo: Reduzir ou zerar o número de acidentes de trabalho, por meio da promoção do comportamento seguro em todos os âmbitos, inclusive fora do ambiente de trabalho.

Expectativas em relação ao palestrante: Ser capaz de sensibilizar as pessoas, para que elas realmente mudem de comportamento no dia-a-dia e eliminem atitudes negligentes que provocam o acidente de trabalho.

TREINAMENTO

Objetivo: Capacitar a Equipe em habilidades específicas, para que consigam realizar algo que não conseguiam antes do treinamento acontecer.

Expectativas em relação ao palestrante: Conhecimento prático, aplicável e conforme as necessidades e realidade da empresa cliente. Espera-se também que o treinamento seja dinâmico, envolvente e tenha “um toque” de desafio.

ENCONTRO DE FORNECEDORES

Objetivo: aproximar fornecedores e fortalecer parcerias, bem como criar novas alianças estratégicas para o negócio.

Expectativas em relação ao palestrante: conteúdo atrativo, interatividade e atuar como porta voz da empresa transmitindo os valores e princípios em seu discurso.

QUANDO É MELHOR NÃO CONTRATAR UMA PALESTRA

Quando é melhor não contratar uma palestra de motivação

É claro que também há situações/eventos em que NÃO é recomendável trabalhar com uma palestra motivadora.

É importante sempre considerar o objetivo final de uma atividade ou evento, para definir se vale a pena (ou não) inserir palestras de motivação na programação.

Veja alguns eventos/situações em que é melhor optar por outro formato de atividade ou simplesmente focar apenas na atividade em si:

TREINAMENTO TÉCNICO ESPECIALIZADO

Num treinamento técnico especializado, o objetivo é fazer com que um grupo de profissionais seja capacitado em algum conhecimento bastante específico.

Inclusive, este tipo de treinamento às vezes costuma ser ministrado até mesmo por algum colaborador interno, que possui muita experiência ou por ter aprendido uma técnica específica em um evento externo.

EVENTOS DE MUITO PEQUENO PORTE

É comum que algumas empresas façam eventos de muito pequeno porte para cerca de 10 ou 20 pessoas.

Nestes casos não é que uma palestra motivacional não seja bem vinda mas, outros tipos de atividade podem motivar os participantes sem a necessidade de contratar um palestrante externo.

REUNIÕES INTERNAS

Já vi algumas empresas que ao realizar uma reunião interna extraordinária optam por contratar uma palestra.

Não há nada de errado nisso.

Mas talvez não seja necessariamente a atividade mais adequada, especialmente porque número total de pessoas na maior parte das reuniões internas é muito pequeno.

FESTA DA EMPRESA

Uma coisa aprendi ao longo de minha carreira de palestrante profissional desde 2006:

Nada pode competir com uma comida saborosa.

Você pode até levar um palestrante motivacional na festa da empresa, desde que a palestra aconteça antes da festa em um ambiente propício.

Já tive o desprazer de tentar competir com a comida e é claro que perdi.

Grave isso:

Almoço palestra, jantar palestra, cocktail palestra e outros formatos de comida com cobertura de palestra definitivamente não funcionam.

Entre a comida e a palestra as pessoas sempre vão preferir a comida.

Jamais faça um evento em que a comida é servida durante a palestra; conselho de palestrante “calejado”.

 CONCLUINDO

Com este guia acredito que você olhará para o serviço de palestras de outra forma.

Sua decisão de contratação precisa sempre ser baseada em critérios objetivos; e é isto que você acaba de aprender aqui.

Palestras de motivação de qualidade podem ser muito interessantes e até abrir portas para ideias, conexões, conhecimentos e outros “insights divisores de águas”, desde que você saiba o que está fazendo.

Eu espero que este texto lhe ajude a esclarecer o que é bom para uma empresa e para um evento corporativo e, em que situações realmente vale a pena ter uma palestra motivadora.

Imagens: Pixabay

 

6 Comentários


  1. Desculpe a sinceridade mas…acho uma bobagem e perda de tempo estas ”palestras motivacionais”. Por melhor que seja o palestrante, as pessoas se empolgam na hora, depois saem de lá e esquecem tudo. Tudo continua a mesma coisa.


    1. Não concordo com a sua opinião apesar que cada pessoa tem sua forma particular de pensar e de agir. As pessoas que participam de palestra e não absorvem nada para mudanças positivas em sua vida é sinal que não queira crescer, quer permanecer em um mundo de inércia e estagnação. Não tem como ir, participar de fato e efetivamente e sair de lá e não mudar em absolutamente nada. As palestras motivacionais são excelentes ferramentas estratégicas para mudanças.


      1. Verdade, assisti uma palestra de 1 horas e 2 frases mudaram minha vida!


  2. Olá Paulo Roberto,

    Exatamente porque acontecem casos assim como você descreve que escreví o artigo. Há palestras boas e palestras ruins.

    Uma palestra motivacional pode surtir um bom efeito se for preparada aliando conteúdo prático e uma boa metodologia de ensino além dos demais ítens que citei.

    Há duas situações que causam esta impressão que você tem:

    1) Quando o palestrante não se preocupa em ter conteúdo prático e por isso a palestra vira mera empolgação momentânea

    2) Quando as pessoas criam uma expectativa de que uma palestra tem a função de resolver todos os problemas de um grupo, empresa ou instituição

    Concordo com você que há casos que a palestra é mera perda de investimento.

    Por isso esclarecí os parâmetros essenciais para se contratar um bom palestrante, seja ele motivacional ou não.

    Obrigado e sucesso!


  3. Trabalho com formação de instrutor de treinamento e muito importante e precisa suas observações quanto aos critérios para medir a capacidade de um palestrante e o sucesso de uma palestra de motivação.
    Dentre estes critérios gostaria de ressaltar quanto a A capacidade de ativação,isto é, levar as pessoas a agir e colocar o conhecimento em prática. Quando isto ocorre, a palestra foi de enorme vala para o participante.
    abraço

Comentários encerrados.