NEGÓCIOS E PESSOAS

Não entre em guerra de preço

Dicas de vendas são importantes para todo profissional.

Em qualquer negócio há uma força chamada erosão de valor.

É uma tendência inevitável que corrói o valor dos negócios mais cedo ou mais tarde.

Há negócios que permanecem imunes a esta tendência por décadas.

Mas isso não é a regra.

É exceção.

Todo mundo quer comprar barato, lógico.

E por isso, o mercado tende a induzir empresas a competir somente por preço.

Um paradoxo enorme num mercado em que o desafio é exatamente conseguir entregar mais valor.

Pouca gente toca nesse assunto essencial para a área de vendas, especialmente para empresas que vendem produtos realmente diferenciados, com alto valor agregado.

A MELHOR DAS DICAS DE VENDAS

Há muitas dicas de vendas importantes, mas vou falar de uma que é elementar, essencial.

Saber como vender no século XXI é uma competência que começa com o fundamento de não entrar em guerra de preço.

Do contrário a empresa além de perder venda, perde clientes.

Você precisa unir estratégia, vendas e atendimento para não se tornar mais um mestre em como perder clientes do jeito certo.

Guerra de preço não é boa pra ninguém.

Sua empresa perde, o concorrente perde, o cliente perde.

O mercado pressiona dizendo que seu concorrente está oferecendo um preço 10% mais baixo que o seu.

Você oferece 15% a menos.

Um terceiro concorrente diminui o preço mais 5%.

Entra um quarto elemento na jogada que dá 50% de desconto.

Só que como diz o ditado “quando a esmola é muita o santo desconfia”.

Todo comprador profissional sabe disso, por mais que sejam instruídos para pressionar o preço para baixo.

Ao entrar em guerras de preço, muita gente esquece que o preço é o único componente do mix de marketing que traz dinheiro para a empresa.

Se uma empresa começa a dar desconto demais, até o comprador mais instruído começa a desconfiar.

Resultado: em guerra de preço a empresa supostamente “vencedora” ganhou o negócio naquele momento.

Mas cedo ou tarde, o cliente descobre que a qualidade não é bem aquilo que ele esperava ou a garantia não é bem assim como se tinha imaginado.

Um desconto impraticável foi dado e isso baixou o preço médio do mercado.

Só que qualidade custa, pois vem de investimento.

Atendimento custa, pois vem de treinamento, eficiência, resposta, vontade e garra.

Enfim, todo mundo perdeu.

Muito provavelmente essa empresa não conseguirá voltar ao preço de origem que devia ter sido justificado e não destruído.

O cliente perdeu, sua empresa perdeu e o concorrente que cedeu perdeu a perenidade do negócio em longo prazo.

Faça bons negócios e entregue valor.

NÃO ENTRE EM GUERRA DE PREÇO

Não entre em guerra de preço.

Estou seguro de que é uma das dicas de vendas mais importantes para qualquer negócio.

Se seu preço é baixo porque você tem uma estratégia de preço baixo é diferente.

Mas se você tem produtos e serviços realmente bons e diferenciados tenha um preço coerente com sua oferta.

Ofereça descontos quando eles fizerem sentido para você e para o cliente.

Quando a esmola é muita algo está errado.

Pode apostar.

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