UMA OUTRA VISÃO DA MOTIVAÇÃO

Você já parou para pensar que o conhecimento é o maior gerador de motivação?

Daniel Bizon apresenta uma outra visão para a origem da motivação: a motivação baseada em conhecimento. Ouça e reflita:

 

MOTIVAÇÃO: MUITO MAIS DO QUE SOMENTE ESPERANÇA

 

Olá Pessoal!

Aqui é Daniel Bizon e mais uma vez é um prazer falar para vocês sobre temas para o desenvolvimento de pessoas e negócios.

Hoje eu vou falar sobre um tema que é cada vez mais requisitado nas palestras e que é bastante polêmico inclusive, que é a motivação.

Nós sabemos que, cada vez mais estão espalhados pelo mundo, livros de autoajuda, mensagem de esperança nas redes sociais e em vários veículos que nós nos deparamos com eles no dia a dia.

A minha perspectiva sobre motivação, é de a que motivação, ao contrário de que as pessoas entendem no geral como sendo, ela não é gerada pela esperança de vencer ou simplesmente em acreditar em você, que as coisas vão dar certo:

– “Acredite em você e tudo vai dar certo!”

É claro que acreditar em você é muito importante, mas eu diria para os ouvintes, que a motivação é cada vez mais gerada pelo conhecimento.

É quando você descobre uma forma de se atingir determinado objetivo, é que nasce a esperança, é que você percebe:

– “Hum! Então há uma maneira, então se eu ganhar X, Y e Z competências eu poderei atingir os meus objetivos!”

COMO NASCE A MOTIVAÇÃO

A motivação nasce quando você, por acaso, estava passando em algum lugar e deu de cara com uma ferramenta ou com um determinado conhecimento ou com uma pessoa que tem, que sabe como fazer algo que você precisa muito pra chegar em um resultado e a partir disso você enxerga sim, que há um horizonte diante de você.

Então, eu acredito que a motivação, ela depende de fatores emocionais sim, você tem que acreditar em você, a primeira pessoa a acreditar em você é você mesmo, mas cada vez mais a motivação, ou seja, o motivo para agir nasce com as oportunidades que o conhecimento traz.

Então, a minha dica para empresários, para trabalhadores e para os jovens que estão na faculdade ou na escola, e ou diante da entrada no mercado de trabalho:

SABER COMO FAZER É O QUE MAIS IMPORTA

 

Estude cada vez mais, busque oportunidades de aprendizagem e sempre projete, faça relações entre o conhecimento que você já tem e os novos conhecimentos que estão diante de você, com as oportunidades e os seus objetivos de vida, no curto, no médio e no longo prazo.

É daí que nasce a verdadeira motivação.

Saber como fazer é muito mais importante do que criar esperanças que não tenham qualquer nexo ou relação e causa e efeito.

De Belo Horizonte, Daniel Bizon!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *