PORQUE VOCÊ PRECISA DE INOVAÇÃO NA SUA CARREIRA?
Olá Pessoal!
Eu estou aqui, diretamente de Porto Alegre, na minha passagem pelo Rio Grande do Sul e conversando com alguns amigos eu resolvi gravar este vídeo pra vocês, pra falar de um tema muito interessante que é a pergunta que muita gente vem me fazendo:
– “Daniel, mas porque que eu tenho que me preocupar com inovação se eu sou trabalhador de uma empresa? Eu não tenho uma empresa”!
– “Eu sou um profissional, porque eu tenho que me preocupar tanto em ser inovador ou com a inovação na minha carreira?”.
E a minha resposta é a seguinte:
Muita gente não gosta de ser comparado a um produto, porque afinal e conta nós somos pessoas, ninguém quer ser comparado com um produtos.
Mas a verdade é que enquanto profissional, você é sim um produto, e o mercado te enxerga dessa forma.
PROFISSIONAIS TAMBÉM TÊM CICLO DE VIDA
Existe um grupo, um grupo de pesquisadores americanos uma empresa chamada Boston Consulting Group que criou uma matriz, a matriz BCG:
Essa matriz tem quatro quadrantes, sendo:
O primeiro deles é uma criança prodígio, um menininho que tem um futuro promissor.
O segundo uma estrela, um estágio onde você atinge a sua melhor versão possível.
O terceiro quadrante é a versão das vacas leiteiras.
E o quarto dos abacaxis.
UMA TRAJETÓRIA NATURAL PARA TODO PROFISSIONAL
Então criança prodígio, estrela, vacas leiteiras e abacaxi é uma trajetória natural que os produtos no mercado passam por ela e da mesma forma os profissionais, inclusive nós pessoas, enquanto profissionais, tendemos a passar por este mesmo ciclo.
Todo produto nasce como uma criança prodígio, atinge um estágio de estrela, quando ele atinge sua lucratividade máxima, a sua aceitação de mercado máxima, mas com o passar do tempo ele migra para o estágio de vaca leiteira, que é quando ele começa simplesmente a se pagar e depois o que que acontece?
Ele vira um abacaxi!
É quando ele começa a dar prejuízo.
E da mesma forma nós profissionais, nós passamos por este chamado ciclo de vida do produto, porque nós somos produtos, já que o mercado procura qualificações, especificações, ele te impõe um monte de regras pra que você seja aceito no mercado enquanto trabalhador.
Então, o profissional tem que pensar nesse contexto como um produto.
E é por isso que a inovação é necessária!
É por isso que você tem que injetar cada vez mais conhecimento renovado, atualizado e capaz de se transformar, em ideias interessantes, em inovações, em resultado pra empresa, porque é dessa forma que o mercado vai te valorizar.
Então não pense, que nós não somos vistos como produtos.
Nós somos vistos como produtos sim, enquanto profissionais.
Aquele que tiver essa visão e aceitar isso como uma realidade, certamente vai buscar conhecimento estratégico e vai fazer toda a diferença no mercado de trabalho.
Diretamente de Porto Alegre, Daniel Bizon!
Imagens de www.wikipedia.com e www.oglobo.globo.com
Link permanente
gostei dos videos e gostaria de maiores informações sobre os mesmos.
Link permanente
Olá Cleber agradecemos pelo comentário. Seja sempre bem vindo ao nosso site e acompanhe os artigos e vídeos.
Sucesso!
Daniel Bizon
Link permanente
bons comentários técnicos e gostaria de interagir com a empresa para obtenção dos cursos em vídeo
Link permanente
Olá Daniel que interessante este texto! Vai ser muito útil pra mim. Obrigado!
Link permanente
Olá é possível passar um produto Abacaxi para Vaca Leiteira diretamente?