RESUMO DA PALESTRA PROJETOS VENCEDORES: COMO CRIAR E VENDER VALOR NA ERA DA INOVAÇAO

Saudações e obrigado a você que esteve na minha palestra no Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos e Liderança.

Nesta página você poderá apreciar o resumo da mesma.

Recomendo fortemente que coloque em prática o conteúdo.

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A palestra Projetos Vencedores – Como Criar e Vender Valor na Era da Inovação foi especialmente criada para o evento do PMI e se divide em 3 partes:

  1. Os Mantras dos Projetos do Futuro
  2. Verdades Proibidas Sobre Geração e Venda de Valor
  3. O Gestor de Projeto Vencedor

PARTE 1 – OS MANTRAS DOS PROJETOS DO FUTURO

Há dois “mantras” que norteiam os projetos do futuro na era da inovação:

1 – As demandas serão cada vez mais numerosas e específicas

2 – Gestão de projetos significará cada vez mais, gestão da inovação

Vamos ao primeiro.

MANTRA 1 – AS DEMANDAS SERÃO CADA VEZ MAIS NUMEROSAS E ESPECÍFICAS

Certamente você se lembra que nos primeiros minutos perguntei quem na plateia usa o whatsapp.

Pedi para aqueles que usam levantarem o braço.

É claro que todos se manifestaram.

E então lancei a pergunta:

Porque essa adoção em massa do Whatsapp?

Resposta:

Porque desde a concepção do projeto do app, seus criadores se concentraram nas “dores” e nos “sonhos” de comunicação à distância.

Vejamos cada um deles abaixo:

DORES E SONHOS DOS USUÁRIOS DO WHATSAPP

DORES

  • Custo da conta de telefone

SONHOS

  • Comunicação fácil
  • Mensagem de áudio
  • Compartilhamento instantâneo de imagens

A partir desse exemplo expliquei que seja qual for o projeto, as dores e sonhos dos clientes serão cada vez mais numerosos e mais específicos.

O motivo disso é que a sociedade digital tornou-se mais complexa.

E tal complexidade eleva o volume das demandas humanas.

Tanto do ponto de vista das “dores” (problemas, incômodos, desafios), quanto do ponto de vista dos “sonhos” (desejos, ambições, aspirações, luxos).

Estes vão se tornando cada vez mais específicos, tanto pela complexidade das demandas quanto pelo nível de exigência dos clientes.

GESTÃO DE PROJETOS SIGNIFICARÁ CADA VEZ MAIS GESTÃO DA INOVAÇÃO

Tudo o que produzimos pode evoluir.

E para isso utilizamos o famoso ciclo PDCL (antigo PDCA) para tornar nossos produtos, serviços, processos, entregas cada vez melhores.

Porém sempre há um “ponto sem retorno”, em que a necessidade de inovação fala mais alto.

Esse ponto é a erosão do valor.

Como já dizia o ditado:

Tudo passa, tudo passará

Em outras palavras, tudo se torna obsoleto, ultrapassado, substituível por algo melhor, mais eficiente.

Utilizei a matriz BCG, com seus 4 quadrantes sequenciados que ilustram o ciclo de vida das coisas (não é só dos produtos, mas de tudo no planeta terra):

  1. Criança prodígio (Fase promissora)
  2. Estrela (Auge, ponto de máximo valor)
  3. Vaca leiteira (Sobrevivência, pouco lucro ou apenas “empate”)
  4. Abacaxi (Destruição total do valor, hora de tirar de circulação)

Trazida pela destruição criativa que novas soluções preconizam, a erosão de valor, cedo ou tarde chegará

Assim que ela inicia é preciso iniciar a gestão da inovação, para que novas ideias nasçam gerando novos projetos e novos produtos.

Essa relação sequencial e cíclica entre melhoria contínua e gestão da inovação chegará a velocidades nunca vistas antes.

Desta forma o processo se tornará praticamente gestão da inovação o tempo todo.

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PARTE 2 – VERDADES PROIBIDAS SOBRE GERAÇÃO E VENDA DE VALOR

A parte 2 foi iniciada com uma experiência misteriosa envolvendo hipnose e telecinesia (transferência de sensações corporais).

Depois da hipnose coletiva gerando magnetismo entre as mãos, pedi a dois voluntários, um homem e uma mulher para vir ao palco.

Ambos estavam em maior nível de concentração e foram muito bem sucedidos na experiência da transferência de toque.

Ao tocar nos ombros da mulher, o homem sentia os mesmos toques, nos mesmos pontos e nas mesmas quantidades, sem que ele fosse tocado.

Até mesmo os toques dados pela gestora de projeto do evento foram sentidos pelo homem.

Essa experiência foi utilizada para gerar uma importante analogia:

Gestores de projeto também precisam tocar as pessoas de forma invisível

Mas não precisam fazer mágica para tal.

Precisam de algo que possa ser replicado por todos, ou seja, um método, um modelo.

E então apresentei o fantástico (e polêmico), Sexy CanvasO Mapa das Emoções Humanas.

Baseada nos 7 pecados capitais e nas 7 sensações da criança interior, essa polêmica ferramenta destrói a censura e expõe os desejos humanos em sua mais pura essência.

Literalmente, o Sexy Canvas explica o que um gerente de projeto precisa observar em toda interação humana.

Ao utilizá-lo, o gerente de projeto terá uma visão das verdades proibidas que são enfim, as motivações mais profundas dos clientes e dos stakeholders de cada projeto.

Os 14 parâmetros do Sexy Canvas são lentes que nos fazem enxergar o DNA das demandas, dos comportamentos e as verdadeiras motivações por detrás delas:

OS 7 PECADOS CAPITAIS
1 – Ganância
2 – Gula
3 – Ira
4 – Inveja
5 – Luxúria
6 – Preguiça
7 – Vaidade

Texto aqui

AS 7 SENSAÇÕES DA CRIANÇA INTERIOR
1 – Curiosidade
2 – Amor
3 – Segurança
4 – Pertencimento
5 – Recompensa
6 – Liberdade
7 – Diversão

Os principais desafios dos Gerentes de Projeto na geração e venda de valor

Gerentes de projeto têm muitos desafios.

Mas no que se refere à geração e venda de valor estes são os principais:

• Enxergar demandas mais específicas
• Criar projetos inovadores
• Mostrar o valor do projeto como ninguém
• Captar a dinâmica de poder
• Gerenciar stakeholders com maestria
• Escolher as palavras mágicas (ou seja, saber o que dizer para vender ideias)
• Colocar as chances a seu favor

Veja abaixo a imagem do Sexy Canvas.

Na sequência mostrarei um passo-a-passo para criar e vender valor nos seus projetos, desde a preconcepção:

Abaixo apresento o detalhamento de cada um dos 7 pecados para facilitar a análise das personas.

Você perceberá que em quaisquer contextos, o Sexy Canvas será útil para compreender “o bicho”, a face reptiliana humana que é a responsável por disparar a compra ou a rejeição de uma ideia ou de um projeto.

Como usar o Sexy Canvas para criar e vender valor nos seus projetos

Gerentes de Projeto precisam ser astutos criadores e vendedores de valor.

O que o Sexy Canvas faz é direcionar sua atenção para pontos de observação incomuns, despercebidos em meio às formalidades e convenções do universo corporativo.

Siga esse passo-a-passo:

1 – Imprima o Sexy Canvas em tamanho A1 ou A0 e pegue um bloco de post it

Esses tamanhos lhe darão mais espaço para trabalhar e compartilhar a percepção da persona com sua equipe.

2 – Na parte central superior do Sexy Canvas, cole um post it com o nome do cliente do seu projeto

Com objetividade, descreva a persona, o cliente final do projeto.

Exemplo: Projeto de assistência aos familiares das vítimas do acidente da barragem de Brumadinho

Persona: familiares das vítimas da região do Córrego do Feijão

3 – Responda à pergunta: quais pecados capitais guardam relação com a persona desse projeto?

No exemplo em questão, assim se apresentam os pecados capitais

Ganância: desejo de ser indenizado, reparar o dano da perda (não é a ganância clássica de crescimento, mas de ter um ganho como compensação de uma perda)

Gula: n/a

Ira: a ira contra a empresa responsabilizada pelo acidente, tida pelos familiares como um inimigo comum

Inveja: n/a

Luxúria: n/a

Preguiça: a preguiça de ter que resolver os problemas causados pelos danos psicológicos, sociais, morais e econômicos gerados pelas perdas

Vaidade: n/a

4 – Quais das sensações da criança interior têm a ver com essa persona e com esse projeto?

Aqui neste singular exemplo do caso Brumadinho, a criança interior se manifesta com força total.

Veja:

Curiosidade; n/a

Amor: a dor da perda dos entes queridos e da história local

Segurança: a dor da insegurança, a necessidade de proteção

Pertencimento: pelo lado negativo, o pertencimento ao grupo das vítimas do acidente

Recompensa: também pelo lado negativo, o desejo de ser recompensado pelas perdas irreparáveis

Liberdade: ter de volta a liberdade de viver em paz

Diversão: o desejo de voltar a ver a vida com bons olhos

5 – Como os 7 pecados capitais e as 7 sensações da criança interior dessa persona impactarão o projeto?

Aqui você irá refletir sobre os impactos diretos e indiretos dos 7 pecados capitais e das 7 sensações da criança interior em todas as variáveis do projeto, independentemente da metodologia de gestão que você utilizar.

De antemão e como exemplo já é fácil perceber que desde as premissas o impacto será significativo.

E as demais partes do projeto serão igualmente críticas, sobretudo pela força de opinião pública e pelo impacto socioambiental decorrente da situação em questão.

6 – Quais são as dores e sonhos da persona revelados pela análise dos pecados capitais e das sensações da criança interior?

Com base na elucidação dos 7 pecados capitais e das 7 sensações da criança interior chegou a hora de elucidar as dores e os sonhos da persona.

AS PERGUNTAS PARA DESCOBRIR DORES E SONHOS

Na palestra apresentei 3 perguntas para descobrir dores e outras 3 para descobrir sonhos.

Chegou a hora de usá-las mas você não precisa ficar preso a elas.

Utilize-as como um guia para se colocar no lugar da persona do projeto, mas considere o contexto global que a análise dos 7 pecados capitais e as 7 sensações da criança interior apresentam.

3 perguntas para descobrir dores

1 – O que o cliente acha custoso?

2 – O que faz o cliente se sentir mal?

3 – Em que ponto as soluções atuais falham?

3 perguntas para descobrir sonhos

1 – Que resultados o cliente espera e o que iria além de suas expectativas?

2 – O que faria a vida ou tarefa do cliente mais fácil?

3 – Como seu cliente mede o sucesso?

Abaixo explorei as dores e sonhos do caso Brumadinho com base nas sensações obtidas no mapeamento dos 7 pecados capitas e nas 7 sensações da criança interior:

DORES E SONHOS DOS FAMILIARES DAS VÍTIMAS DE BRUMADINHO

DORES

  • Perda de entes queridos
  • Perda do lar
  • Perdas econômicas
  • Danos ambientais (poluição do rio, enchentes constantes pelo assoreamento do rio)
  • Traumas psicólógicos
  • Água do fornecedor local contaminada
  • Retrocesso econômico do município
  • Inflação de preços no comércio local (pelos auxílios pagos pela empresa responsável)
  • Repetias enchentes pelo assoreamento do rio

SONHOS

  • Voltar a ter paz
  • Ser indenizado
  • Condenação dos responsáveis perante a justiça
  • Regulação dos preços inflacionados no comércio local para que a população não pague o preço da tragédia

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PARTE 3 – O GESTOR DE PROJETO VENCEDOR

Na parte 3, apresentei as atitudes do Gestor de Projeto Vencedor.

A primeira atitude aprendi com um amigo meu que trabalhou no Cirque Du Soleil.

Inclusive foi o primeiro a representar nosso país no centro de treinamento da trupe canadense.

Brasil! Sil! Sil!

Valorizar é preciso. Adeus à síndorme de vira-lata tão disseminada no Brasil.

O que pude aprender com ele na prática é o seguinte

Há 4 tipos de saberes na vida de uma pessoa:

1 – O que ela sabe que sabe (Consciência consciente)

2 – O que ela sabe que não sabe (Ignorância consciente)

3 – O que ela não sabe que sabe (Consciência inconsciente; conhecimento existente não utilizado)

4 – O que ela não sabe que não sabe (Ignorância inconsciente; ainda alheio a possibilidades de crescimento por desconhecer sua própria ignorância acerca de um saber crítico)

Nestes dois últimos tipos de saberes, o 3 e o 4 estão as maiores oportunidades de evolução do Gestor de Projeto.

Pois é exatamente aí que está o que podemos chamar de zona de inovação.

Desenvolvendo esses dois pontos, o Gestor de Projeto estará sempre à frente de si mesmo, competindo com seus próprios limites de inteligência e conhecimento.

A segunda atitude se deu na revelação da previsão do futuro, com a participação de um espectador quando fiz as 3 cordas que estavam na caixa ficarem do mesmo tamanho.

Daí veio a lição:

Apesar da hierarquia todos os membros de sua equipe têm uma importância em comum.

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Desde já, desejo que todos os seus projetos sejam vencedores.

Estamos prontos para levar conteúdo com alto impacto no seu evento também!