LIDERANÇA VENCEDORA

LIDERANÇA VENCEDORA

COLOCANDO PESSOAS NO CAMINHO DO RESULTADO

 

Falar sobre liderança é muito fácil.

Difícil é liderar na prática.

O Brasil vive uma crise de liderança evidenciada não só pela crise econômica e pelas catástrofes políticas diariamente noticiadas, mas também pela dificuldade humana de colocar em prática toda a teoria de liderança que tem sido apresentada nos últimos anos.

Quem tem experiência e maturidade, sabe bem que liderança e motivação na teoria é uma coisa e na prática é outra.

As atitudes de um (a) líder têm sido tema de debates, livros, eventos e congressos em todo o mundo.

Nunca na história da humanidade tivemos o desafio de liderar num ambiente de negócios com tantas variáveis em jogo.

Variáveis que inclusive transcendem o espaço e o horário de trabalho.

No mundo acelerado em que a maioria não tem tempo, muita coisa pra fazer e desafios “no quilo” liderar deixa de ser um privilégio de status e passa a ser uma tarefa altamente especializada com ação prática.

Por isso precisamos muito além das atitudes, do lado prático da liderança.

“Onde concentrar esforços para liderar na prática”?

É a pergunta que todo mundo se faz todos os dias.

Então vou apresentar uma forma de pensar e agir que vai te ajudar a enxergar a liderança por um ângulo bem diferente do comum.

LIDERANÇA SEM COMPLICAÇÃO

Primeira coisa: o que é liderar?

Liderar é colocar as pessoas no caminho prático do resultado.

Vou repetir: Liderar é colocar as pessoas no caminho prático do resultado.

A essência da liderança é ajudar as pessoas a começar no caminho certo, avançar na velocidade certa e não desviar da rota.

E o grande desafio por outro lado é ajudar os liderados a adquirir habilidades emocionais para lidar com todos os obstáculos que quase sempre aparecem durante a “caminhada”.

Tenho certeza que se você trabalha com pessoas sabe do que estou falando.

Se você parar para refletir verá que todo negócio tem duas variáveis importantes que costumam ser popularmente apelidadas de “alavancas” e “abacaxis”.

Definindo:

AS ALAVANCAS E OS ABACAXIS DE TODO NEGÓCIO

Alavancas: são as coisas que desejamos, que geram resultados positivos para a empresa.

Abacaxis: são as coisas que evitamos, que só trazem prejuízos e perdas.

Como estudioso e apaixonado por inovação gosto muito de descobrir utilidades novas para ferramentas comuns.

Há alguns anos o mercado mundial conheceu uma ferramenta chamada Modelo das 4 Ações criada por W. Chan Kim e Renée Maugborne

Originalmente, o modelo das 4 ações foi desenvolvido para criar novas propostas de valor para negócios.

Enxerguei nesta ferramenta outra aplicação interessante, para compreender e aprimorar o papel da liderança de forma adaptável e prática.

LIDERANÇA NA PRÁTICA

 

Funciona assim:

1 – Primeiro você irá identificar as “alavancas” e os “abacaxis” do seu negócio ou do seu setor (caso você lidere o setor de uma empresa).

Por exemplo, num supermercado quais são as “alavancas”? (O mesmo raciocínio vale para qualquer tipo de negócio)

Resposta:

  • Atrair novos clientes
  • Clientes atuais comprando mais
  • Estoque equilibrado com a demanda
  • Produtos com margem de lucro elevada
  • Fornecedores parceiros
  • Novos produtos que diferenciam da concorrência

E o que queremos evitar? (“abacaxis” ou coisas que evitamos):

  • Produtos “encalhando” na prateleira
  • Filas quilométricas no caixa (por problema de tecnologia ou operador mal treinado)
  • Setores em conflito
  • Fornecedores que “pisam na bola”
  • Atendimento ruim

Nos Eventos pelo Brasil tenho falado sobre esse lado prático da liderança na minha Palestra Liderança Vencedora – Colocando Pessoas no Caminho do Resultado (veja um trecho clicando aqui).

MORAL DA HISTÓRIA

Tendo identificado quais são as “alavancas” e os “abacaxis” do seu negócio ou setor você já pode organizá-los no modelo das 4 ações.

 

Ele tem 4 quadrantes:  eliminar, reduzir, elevar e criar.

O que é interessante que o supermercado eleve e crie? As “alavancas”, claro!

E o que é interessante que o seu supermercado reduza e elimine?

Os “abacaxis”, pois eles são a fonte de perdas, prejuízo e tudo o que não queremos ou desejamos.

Veja como o exemplo do supermercado ficará no modelo das 4 ações:

PASSO A PASSO

“Sacada” simples e funcional: o modelo das 4 ações vai te ajudar a ter certeza do caminho prático do resultado que é o que interessa em liderança.

Então o passo a passo:

  • Identifique as “alavancas” e “abacaxis” do seu negócio ou do seu setor (de preferência junto com sua equipe);
  • Anote-os separadamente (numa planilha, por exemplo, separando por “alavancas” e “abacaxis”);
  • Desenhe o modelo das 4 ações conforme a figura do exemplo
  • Distribua os alavancas e abacaxis nos 4 quadrantes: Eliminar, Reduzir, Elevar, Criar

ENVOLVA O TIME NO PROCESSO

 

Posso te garantir que sua liderança será potencializada principalmente se você envolver o seu time na identificação das “alavancas” e dos “abacaxis” do negócio (ou setor da empresa/instituição), pois isso criará uma consciência coletiva e um senso de compromisso inevitável.

Liderança e motivação sempre andam e sempre andarão juntas.

Já que todos estarão cientes do que é bom e do que é ruim para os resultados não restarão dúvidas do que é interessante ou não para fazer valer o esforço nosso de cada dia.

Ter atitude, bom relacionamento com a Equipe, resiliência e coragem são atributos importantes.

Mas na prática o importante é ter clareza do caminho para liderar olhando para o futuro com lucidez.

Coloque as pessoas no caminho do resultado direcionado seu esforço de liderança nos pontos realmente importantes.

Você vai perceber que valeu a pena pensar um pouco e ajustar o foco.

 

6 Comentários


  1. Prezado Prof. Daniel, fui seu aluno no Ietec – BH, e admiro muito seu trabalho. Gostei muito da estratégia de eliminar, criar, reduzir e elevar. É mais ou menos por ai que a coisa flui. Temos que ir corrigindo o curso e voando numa altura que nos dê segurança e sobrevivência. E os botões do painel são estes elevar a altura quando necessário, eliminar peso para reduzir combustível e criar maior sustentação. Assim teremos pousos e decolagens mais seguras e suaves. O mercado é o céu, ora nebuloso, ora tempestuoso, ora límpido e de um azul sem par. De todas as situações tiraremos lições importantes para voarmos cada vez mais e melhor.
    Abraço.
    Paulo Fonseca.


    1. Caríssimo Paulo! Obrigado pelo comentário. Saudações e seja sempre bem vindo ao site!


  2. MUITO BOM O CONTEÚDO DO TEXTO PARA TRABALHAR COM AS LIDERANÇAS DAS EMPRESAS. ÓTIMA FERRAMENTA.


    1. Olá Graciele, obrigado pela participação aqui no blog. Seja sempre bem vinda e coloque a ferramenta em prática. Sucesso na sua liderança!


  3. Bom dia,Daniel!
    Excelente o material! Altamente didático e de fácil aplicação. Peço licença para passar adiante o modelo apresentado em treinamento para líderes, será certamente utilizado para nos organizar.

    Que Deus te ilumine para que sua sabedoria, curiosidade e atitude, transbordem diariamente.
    Abraço,

    Ana Virgínia Sindeaux


  4. Oi Daniel, prazer em ler seu material.

    São informações diretas e muito úteis nos momentos atuais.

    Abraços

    Helvecio

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